9 de nov. de 2011

Nova Monte Verde a terra que emana leite e mel de meliponíneos

Nova Monte Verde – MT é um lugar incrível. É mesmo verdejante e muito bem cuidadas as grandes áreas de pastagem, além das infinitas e pequenas montanhas cobertas por pedras arredondadas, uma maravilha aos olhos. A cidade prospera e gera empregos com a força do manejo florestal e serrarias modernas que abastecem o mercado nacional com madeira legalizada, a pecuária de grande porte, o comércio, e a bacia leiteira batendo recordes na produção local.
A boa administração do poder público local está atuante no desenvolvimento sustentável do município e atividades produtivas de impacto positivo ao meio ambiente estão sendo incentivadas.
E é dentro deste conceito de sustentabilidade que a Prefeita Bia está propondo um grande desafio para a Meliponicultura, apresentando a seguinte proposta: “Nova Monte Verde a terra que emana leite e mel de abelhas sem ferrão”.
As fotos mostram o banco de matrizes montado com as Melipona seminigra, melanoventer e paraensis, também temos o grupo compressipes presente na região. Claudio e sua seminigra em caixa rústica. A montanha coberta de pedras. Secretário de Agricultura Anderson e a Prefeita Bia feliz da vida segurando a inofensiva Melipona seminigra. Nosso objetivo é ampliar esse banco de matrizes até alcançar 250 colônias para subsidiar uma Meliponicultura Sustentável em Nova Monte Verde.

3 comentários:

  1. Amigo Fernando,que beleza de lugar!!Realmente as abelhas nativas,com técnicas racionais de criação e com um boa pastagem,se desenvolverrão muito bem,por aí...
    Mas uma vez,seu trabalho dará bons frutos,para que a nossa meliponicultura seja consolidada e as abelhas nativas,salvas da extinção...

    Abraço.
    Paulo Braz.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir
  2. Estamos encontrando poucas colônias por aqui, mas suficientes para reproduzir um bocado.
    Obrigado paulo, abraço Fernando.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Seguidores