3 de set. de 2010

Expedição à Terra Preta do Limão




Semana passada visitei um dos Pólos de Meliponicultura de minha Gestão.

É o Pólo de Terra Preta do Limão, uma Comunidade do Município de Urucurituba - AM.








O trabalho lá está adiantado com aproximadas 50 famílias criando entre 2 a 500 colmeias cada. Aqui é o Vermelho com mais de 500 colmeias. Entre colmeias com abelhas e colmeias já instaladas para a reprodução, temos um total de 2.000 colmeias da espécie Melipona seminigra merrillae.





Esta é uma melgueira X com capacidade para armazenar 4,5 quilos de mel. A M. seminigra merrillae é considerada por muitos como a grande campeã em produção de mel, eu mesmo já tive a oportunidade de coletar 12 quilos da mesma colmeia na safra de 2009.








Note o tamanho do ninho da M. seminigra merrilae, aqui é um quadrado de 20 cm com aproximados 8 discos, uma espécie muito populosa consequentemente muito produtiva.

5 comentários:

  1. Sou de Terra Preta do Limão, e sempre que eu posso,procuro saber como está minha comunidade, fico muito feliz em saber que este projeto está dando certo e que a comunidade está evoluindo.

    Abraços,Leodineia Andrade

    ResponderExcluir
  2. Olá Leodineia, vc é parente de alguma das 40 famílias meliponicultoras de Terra Preta?
    Abraço
    Fernando

    ResponderExcluir
  3. Moro no Rio de Janeiro e gostaria de saber se alguma destas espécies que ocorrem aí na area de voces pode ser viavel aqui no rio de Janeiro. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc deve criar as espécies que ocorrem na sua Região.

      Excluir
  4. Parabéns Fernando!

    E hj como andam o projetos?

    ResponderExcluir

Seguidores