3 de set de 2010

Expedição à Terra Preta do Limão




Semana passada visitei um dos Pólos de Meliponicultura de minha Gestão.

É o Pólo de Terra Preta do Limão, uma Comunidade do Município de Urucurituba - AM.








O trabalho lá está adiantado com aproximadas 50 famílias criando entre 2 a 500 colmeias cada. Aqui é o Vermelho com mais de 500 colmeias. Entre colmeias com abelhas e colmeias já instaladas para a reprodução, temos um total de 2.000 colmeias da espécie Melipona seminigra merrillae.





Esta é uma melgueira X com capacidade para armazenar 4,5 quilos de mel. A M. seminigra merrillae é considerada por muitos como a grande campeã em produção de mel, eu mesmo já tive a oportunidade de coletar 12 quilos da mesma colmeia na safra de 2009.








Note o tamanho do ninho da M. seminigra merrilae, aqui é um quadrado de 20 cm com aproximados 8 discos, uma espécie muito populosa consequentemente muito produtiva.

3 comentários:

  1. Sou de Terra Preta do Limão, e sempre que eu posso,procuro saber como está minha comunidade, fico muito feliz em saber que este projeto está dando certo e que a comunidade está evoluindo.

    Abraços,Leodineia Andrade

    ResponderExcluir
  2. Olá Leodineia, vc é parente de alguma das 40 famílias meliponicultoras de Terra Preta?
    Abraço
    Fernando

    ResponderExcluir
  3. Moro no Rio de Janeiro e gostaria de saber se alguma destas espécies que ocorrem aí na area de voces pode ser viavel aqui no rio de Janeiro. obrigado

    ResponderExcluir

Seguidores