26 de out. de 2011

Resgate de colônias

Estamos num momento muito especial aqui no Norte de Mato Grosso. As colônias que localizamos em caixas rústicas, velhos troncos e árvores quebradas estão sendo transferidas para colmeias racionais. No primeiro momento não usamos a melgueira X que é inserida após a chegada da colmeia no Meliponário. Já contamos com 12 colônias já em colmeias especiais que estão abrigadas no Meliponário Matriz de Alta Floresta. Temos Meliponas seminigra e rufiventris, vai aparecer compressipes também. A turma por aqui que nunca viu manejo de meliponíneos está um bocado surpresa e contente com os resultados iniciais, pois as abelhas estão com desenvolvimento acima do esperado. Entre trancos e barrancos de bate daqui e transporta dali, daqui mais um pouco já estaremos reproduzindo estas primeiras colônias e o projeto prevê que ao final de 24 meses um grupo de 250 Matrizes bem manejadas para subsidiar a Meliponicultura Sustentável do Vale do teles Pires - MT.

7 comentários:

  1. Amigo Fernando,
    seu trabalho é muito importante,pois,só com conhecimento e muito trabalho,a meliponicultura em nosso país poderá se tornar uma alternativa realmente viável,para inclusive, ajudar no desenvolvimento de pequenos agricultores,e ajudar a mantê-los na terra...,por todo esse imenso Brasil.

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.
    João Pessoa,PB.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Paulo e vamo ver que bicho vai dar.
    Estive conversando com um grande amigo que trabalha uma meliponicultura bem feita também e sugeri um evento para dar uma formatada neste processo dos últimos 10 anos.
    Se isso rolar vc está nesta lista, beleza?
    Abraço, Fernando

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernando,
    parabéns pelo belo trabalho realizado, o teu conhecimento e a tua experiência faz parte da base que sustenta a meliponicultura em nosso País, por isso tenho que aprender muito contigo.

    Um grande abraço.

    Christiano Figueira
    Rio de janeiro
    Abelhas do Brasil
    http://abelhasdobrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Beleza Cristiano.
    Passo dezembro em RJ, se puder podemos conversar, queria ver as abelhas cariocas.
    Abraço, Fernando

    ResponderExcluir
  5. As fotos e seu relato sobre a trasnposição das colônias são muito interessantes! Seria ótimo conhecer mais sobre este assunto!

    ResponderExcluir
  6. Olá Fernado,


    Gostaria de saber qual estudo revelou o dado sobre a perda de até 14% de uma floresta em 5 gerações caso não houvesse ASF?

    Parabéns pela iniciativa louvável e humana !!!
    Gostaria de ajudar
    Poderia entrar em contato comigo
    Abração
    Medina
    caminhando@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. quando for esse evento me convide que irei ai abraço joao jales interior sp

    ResponderExcluir

Seguidores