3 de set. de 2010

Alimentar abelhas ou não, eis a questão



Deus quando fez o milho, penso que, não foi para alimentar galinhas.
Então porque alimentar abelhas? Deve ser para as colônias desenvolverem-se mais rapidamente. E isso acontece de verdade. Só com água e açúcar 1 por 1, as milhares de colônias por aqui responderam muito bem. Se vc tem uma fórmula mágica, beleza também.
A questão é a quantidade e quando dar  alimento para as abelhas.
Eu estimo ter ministrado alimentação para milhares de colmeias por no mínimo 10.000 vezes, acredite se quiser! Eu costumo fazer com bom resultado o seguinte: Se a colônia não tem potes de mel suficientes a alimentação é semanal e a quantidade deve ser consumida em no máximo 24 horas. Quando aparecem os primeiros potes passo a alimentar a cada 15 dias. Geralmente quando não há flores o estoque é consumido e a medida que o estoque aumentar é só parar de alimentar. Quando abria as colmeias, eu estimava quantos potes e anotava na tampa. Aí na próxima alimentação eu sabia exatamente o que fazer, facinho né! Eu também consigo nunca alimentar as abelhas, é assim: Se tem mel em setembro eu coleto, 15 dias depois eu faço a reprodução e deixo as abelhas em paz. Garanto que funciona e estará cheinha de mel no próximo ano, isso aqui no Amazonas, lembra né!
Gosto das fotos; uma seminigra feliz na flor de urucum e uma melgueira X cheia de mel.

No final da página você clica em 2010 e aparecerá outras postagens

2 comentários:

  1. Oi, Fernando!

    A alimentação de abelhas é prática comum em outras culturas, como as de abelhas de ferrão? E como ela afeta a qualidade do mel? Seria legal você escrever um artigo sobre isso aqui no blog!

    [ ]'s

    Silvio Antonio

    ResponderExcluir
  2. A alimentação de abelhas de ferrão data da época dos egípcios quando embebiam mel com água em pelo de carneiro para alimentar as abelhas em épocas de poucas flores.
    Alimentamos as abelhas só em épocas que não tem flores, no período de floração não alimentamos.

    ResponderExcluir

Seguidores