2 de fev. de 2011

Para que criamos as abelhas nativas

Quem cria alguma coisa é para desfrutar dos produtos ou como passa tempo, o pessoal da ciência é um seleto grupo. Produzir mel para vender ou consumir ou colônias para vender e ou doar. Se eu comprar uma colônia, muito provavelmente terei que mudar de caixa para adaptar ao meu padrão de colmeia. Se eu comprar um pouco de mel será difícil saber se está dentro das condições mínimas para consumo. É por isso que a apicultura não tem tantos problemas, as colmeias e o manejo básico são padronizadas e o mel é fácil encontrar no comércio e dentro das normas estabelecidas. Tá fácil resolver a Meliponicultura em ambientes ótimos para as abelhas, é assim: Manejo simples alimenta se precisar e reproduz, aí vai ter um monte de colônias para vender. Melgueira que comporte 4 quilos de mel. Coleta usando uma bomba a vácuo, coleta 4 quilos em 30 minutos. Beneficia o mel refrigerado, vendido no pé do colmeia, desumidificado, maturado, fermentado e por aí a fora. A grande verdade é que a hora que der um mínimo de padrão, vai sobrar pesquisador, cientista, meliponicultores, curiosos, tudo de muito boa qualidade, para tudo o que é lado e a coisa vai ficar bem mais simples do que parece. Há, e vai ter muita gente perdendo o ganha pão e massageando bem menos o ego.

2 comentários:

  1. Amigo Fernando...,
    muito pertinente essa sua postagem...,temos que profissionalizar a nossa meliponicultura,para que as coisas se padronizem e aqueles que realmente fiquem nessa atividade,sejam recompensados pelo seu trabalho...

    No meu caso,...as minhas abelhas não me dão nenhum lucro,pois não comercializo,nem o mel,nem as colônias;meu principal interesse é preservar as espécies que estão em adiantado estado de extinção..,mas se no futuro eu puder transformar essa minha paixão em negócio,ficarei muito feliz,pois é muito bom trabalhar com aquilo que realmente gostamos...

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.
    João pessoa,PB.

    ResponderExcluir
  2. Olá Paulo. Começa sempre assim, gostamos das abelhas, depois reproduzimos e logo logo não tem mais espaço, muitas colmeias, pedimos o terreno dos amigos e logo fica cheio também, foi assim comigo. E aí resolvemos a vida e não dá para parar, reproduzir é um barato mesmo. Então nada mal que negócios possam pagar parte do investimento, que não é barato ou sobrar um pouco, nada mal.

    ResponderExcluir

Seguidores