9 de fev. de 2012

A Potente Melipona seminigra

Em muitas ocasiões podemos entender o desenvolvimento de uma colônia pela exuberância da entrada. Neste caso, as colônias no Meliponário Matriz de Alta Floresta, respondem ao manejo de alimentação complementar com população muito ativa  fazendo uma guarda ferrenha nas entradas. Pelotas de resina grudenta nas mais de 2 dezenas de pontinhas no tubo de entrada protegem contra predadores, além das mandíbulas fortíssimas e afiadas da tropa de guardas que completam a proteção da colônia. O reflexo dentro da colmeia é ninho com postura máxima e potes de mel e pólen aos montes e olha que este período é crítico de flores, com as chuvas intermitentes aqui em norte de MT. Considero a Melipona seminigra a  maior produtora de mel da Amazônia e de muito fácil manejo.

8 de fev. de 2012

Está em Alta o Meliponário de Alta Floresta

A história se repete. Os ótimos resultados da Meliponicultura em Alta Floresta tem repercutido e a notícia se espalhado. Parece abelhas comunicando, por meio da trilha de cheiro, o caminho das flores. Pessoas visitando o Meliponário e novas colmeias sendo trazidas para receberem cuidados especiais. Junte tudo isto à capacidade técnica e o carinho do Sr. Edson que além de manter o Meliponário sempre arrumado, tem realizado um trabalho maravilhoso com a importante etapa de alimentação complementar neste período de muita chuva e, diria, nenhuma flor. As colônias estão bem desenvolvidas e muito populosas e prevemos as primeiras reproduções para os próximos meses. No quadro de fotos vemos a meliponicultura tradicional em caixotes ou caixas rústicas sendo transformada em Meliponicultura Executiva com o mais completo padrão de tecnologia e práticas de manejo, associado a capacitação técnica dos Meliponicultores.

1 de fev. de 2012

Meliponário Matriz Ampliado em Alta Floresta

O Projeto de Meliponicultura em Alta Floresta - MT está avançando dentro do cronograma de trabalho previsto. 220 novos cavaletes e colmeias já estão em faze final de apronto, garantindo as ferramentas necessárias para as futuras reproduções controladas. O projeto vem sendo divulgado pela Prefeitura e novos meliponicultores estão participando levando as suas colônias para serem manejadas e reproduzidas no Meliponário Matriz. Sr. Edson recebeu capacitação e mantém o meliponário organizado e executa o manejo das colônias. Uma época pouco favorável ao desenvolvimento dos meliponíneos por conta das fortes chuvas que castigam a região norte de Mato Grosso e a alimentação complementar tem mantido as colônias bem desenvolvidas.

Seguidores